Dúvidas Frequentes
Fiquei sabendo que fazer análise é caro! Como funciona? Quanto custa?
Fazer análise implica você investir tempo e dinheiro no seu trabalho analítico, mas para tudo tem um começo: marcamos uma primeira sessão (que não é cobrada) para conversarmos. Nessa conversa, poderemos explorar suas inquietações e os motivos que te levam a buscar a análise.
Sim, sim! E o preço?
A análise é um investimento de valor inestimável, pois cada indivíduo é um universo singular. Por isso, não utilizo tabelas de preços fixos, mas sim valores individualizados que se adaptam às necessidades e possibilidades de cada um. As diferenças que nos definem são a base da alteridade, da compreensão do outro e é com elas que vamos trabalhar. Você ainda não me disse a que veio, mas te convido a dar o primeiro passo: se você quer experimentar uma outra maneira de viver suas relações, uma outra forma de estar no mundo, agende um horário. Quem sabe dá certo?
Colocando as coisas dessa maneira, fico com dúvida sobre essa maneira gentil de conduzir a conversa…
Freud nos ensinou, e minha própria experiência com a análise me confirmou, que o trabalho analítico é um processo de cura pelo Amor. Não estou dizendo que será fácil, que será tranquilo e “borá lá” que será suave. Não! O trabalho analítico exige tempo, dedicação e persistência, pois as forças internas que resistem à mudança podem ser consideráveis. Cada indivíduo percorre esse caminho de forma única.
Pelo que estou entendendo a técnica é muito flexível; mas quero me adaptar, vai ter exercícios, lição de casa e questionários para eu fazer?
O trabalho é falar já que a psicanálise é a cura pela palavra. Falar o que lhe atravessa, as coisas boas, as más, aquelas que você ainda não sabe bem nomear, aquilo que você pensa e não tem coragem de dizer a ninguém. É isso que faz o trabalho de análise caminhar. Ah! Mas nem sempre aquilo que é dito é aquilo que queria ser dito. Porque o inconsciente tem várias formas para se manter escondido.
Tudo bem. Até aqui entendi o que você foi explicando. Mas tenho uma que, acredito, você não terá resposta: não consigo falar com ninguém quanto mais com uma estranha! A psicanálise não é para mim!
Bem, quando começou seu não falar? Acontece só com determinadas pessoas? E quando está só, fala? A fala é uma forma de linguagem… mas não é a única. A escrita é uma outra forma.
Que me diz de abrir espaço para criação?